Ser um gerente é um ato de equilíbrio delicado. Equilibrar quando pressionar e quando ceder, como pedir e como oferecer, o que aceitar e o que recusar.
Uma das melhores ferramentas para ajudá-lo a encontrar esse equilíbrio é ter reuniões one-on-one frequentes com seus colaboradores.
Há muitos benefícios em ações nesse formato, e manter essa comunicação contínua com os membros de sua equipe ajuda você a liderar com eficácia e confiança.
Isso porque, as reuniões one-on-one oferecem insights e perspectivas profundas que ajudam a tomar melhores decisões.
Além de construir relacionamentos mais fortes, engajar os funcionários e conectá-los com seus desafios e necessidades, as reuniões individuais ajudam você a gerenciar projetos com eficiência, antecipar problemas e priorizar as coisas mais importantes do dia a dia.
1. Entenda o quadro geral
Como gerente, você está guiando sua equipe para um destino. Saber para onde quer ir é um bom ponto de partida, mas você precisa de detalhes adicionais para orientar adequadamente o time para chegar lá.
Imagine um mapa que também indica elevação de montanhas, profundidades de rios e caminhos perigosos ou pouco claros.
As reuniões one-on-one ajudam você a ver além do mapa. Elas revelam as realidades não declaradas ou invisíveis no terreno que afetam a eficácia de sua equipe e, também, preenchem lacunas de conhecimento para ajudá-lo a entender o território.
Os encontros one-on-one podem oferecer informações sobre os conjuntos de habilidades, foco e nível de energia de seus colaboradores, sentimentos em um projeto e dinâmica interpessoal que podem afetar a produtividade.
Os one-one-ones descobrem essas realidades ocultas para que você possa guiar sua equipe com eficiência.
2. Detecte pequenos sinais de conflito
Surpresas e conflitos podem desequilibrar sua equipe. Às vezes, problemas pequenos e aparentemente insignificantes podem se agravar com o tempo.
Lenta, mas seguramente, as tensões se transformam em conflito. E isso pode resultar em uma surpresa grande, irreversível e cara.
Como gerente, você está em um ponto de vantagem exclusivo. Sua perspectiva elevada permite que você veja como um evento pequeno ou aparentemente desconexo pode atrapalhar seu time no futuro.
Desse modo, reuniões one-on-one podem ajudá-lo a identificar sinais de detecção precoce de que as coisas estão erradas, fornecendo as informações de que você precisa para ser um líder mais proativo.
Sobretudo, elas podem revelar perigos potenciais à frente, ajudá-lo a gerenciar riscos e identificar possíveis problemas antes que eles aconteçam.
Aliás, por exemplo: os dois funcionários que você colocou em um projeto têm feito a mesma coisa de maneira diferente e, com uma semana restante, você percebe que precisa de “todas as mãos no convés” para corrigir e concluir o projeto.
Logo, uma reunião one-on-one poderia ter alertado você sobre o problema mais cedo e evitar uma crise.
3. Gerenciar de forma mais eficaz
Reuniões one-on-one também ajudam você a policiar seu próprio gerente. Entender quando sua equipe está distraída, exausta ou energizada ajuda você a gerenciar as expectativas de seu líder e a estabelecer limites claros.
Do mesmo modo, ela também ajuda você a tomar decisões sobre os projetos que estão por vir e a equilibrar a carga de trabalho de sua equipe.
E, por fim, ajudará você a explicar e justificar essas ligações quando estiver conversando pessoalmente com seu gestor.
Em suma, suas reuniões one-on-one com funcionários podem sinalizar quando você deve solicitar recursos adicionais de seu gerente.
Coisas como quando fazer uma nova contratação, pedir um orçamento maior, planejar programas de aprendizado e desenvolvimento ou acessar ferramentas de produtividade para auxiliar sua equipe. É assim que você encontra aquele ponto ideal entre sua equipe e seu diretor.
4. Comemore e reconheça as realizações
Dar reconhecimento frequente e sincero aos funcionários é a chave para manter seu pessoal engajado, feliz e fazendo seu melhor trabalho.
Isso porque, as reuniões one-on-one são o momento perfeito para que alguém saiba que fez um bom trabalho e que você sabe reconhecer o esforço aplicado. E isso não se aplica apenas às suas tarefas e responsabilidades no trabalho.
Seu one-on-one pode informá-lo sobre os interesses pessoais dos funcionários e as oportunidades de celebrar as conquistas fora do trabalho.
Do mesmo modo, isso mostra que você se preocupa com eles como pessoas, e não apenas como trabalhadores.
Portanto, essa pode ser uma chance de reunir a equipe e construir conexões significativas entre si.
5. Apoie o desenvolvimento dos funcionários
Finalmente, como gerente, você recebeu uma oportunidade única. Uma chance de alinhar sua própria ambição de ser excelente em seu trabalho, com servir e apoiar seus funcionários no trabalho deles.
Suas reuniões one-on-one ajudam você a entender as aspirações pessoais e profissionais de seus colaboradores.
Como gerente, você pode apoiar seu desenvolvimento profissional aplicando um método de coaching como o modelo Grow, por exemplo.
Ou você pode se concentrar em conectá-los às pessoas certas ou oferecer atribuições de extensão.
Desse modo, você pode guiá-los gentil e graciosamente para mais perto do destino desejado por meio da definição de metas, treinamento e explicação.
Afinal, seu apoio e orientação podem deixar um impacto profundo e duradouro. Você é mais influente do que pensa.
Como tirar o máximo proveito de seus one-on-ones
Se você está animado para correr para um one-on-one e gostaria de obter o máximo valor deles, aqui estão três sugestões simples:
Cronograma
Envie a cada funcionário um convite de calendário recorrente a cada duas semanas e tenha uma agenda de reuniões one-on-one pronta para quando você não tiver tempo para se preparar.
Preparação
Um pouco de preparação pode agregar mais valor ao seu one-on-one. Você pode se preparar tendo algumas perguntas individuais prontas para a reunião e pedir aos membros de sua equipe que façam o mesmo.
Acompanhamento
Ao agendar suas reuniões one-on-one, defina um lembrete para si mesmo para acompanhamento dentro de dois dias.
Seu acompanhamento pode ser tão simples quanto: “Obrigado por compartilhar seus pensamentos tão abertamente comigo. Animado(a) para aprender mais em nosso próximo one-on-one.”
Inclua também os principais pontos discutidos para ajudar os dois lados a se prepararem para o próximo duelo. Seus funcionários apreciarão seu tempo, esforço e atenção.
Descubra mais benefícios de reuniões individuais à medida que avança | Yevo
Quanto mais você tiver reuniões individuais com os funcionários, mais descobrirá os benefícios que elas trazem para você como gerente.
Assim como cada equipe é única, cada relacionamento que você tem com cada membro da equipe também tem sua própria dinâmica.
Isso porque, ao conhecer cada pessoa de sua equipe, você fortalece esses laços de forma eficiente para sustentá-los melhor ao longo do tempo.
A Yevo é uma empresa especializada em gestão de desempenho. Oferecemos recursos flexíveis, que dão autonomia aos gestores para realizarem de forma totalmente personalizável suas avaliações. Com a plataforma Yevo fica fácil mensurar, qualificar e aprimorar as competências e habilidades do seu time.
Entre em contato conosco agora mesmo e tenha um atendimento personalizado com nossos especialistas!