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KPIs vs. OKRs: significados e importância

KPIs e OKRs

Já estamos em ⅓ do ano e é um bom momento para verificar as metas que você colocou no início dele. Você as alcançou? Como você planejou cada uma delas?

Pense nos resultados da sua equipe para este ano. Você alcançou os resultados desejados com seus esforços? Quais iniciativas específicas foram eficazes? Quais não foram? Rever o desempenho geral é importante ao avaliar o que você realizou ao longo do ano.

No entanto, é tão importante olhar para frente quanto olhar para trás. As primeiras semanas do ano são ideais para definir metas e com certeza você as definiu, mas que desempenho elas tiveram até aqui?

Se você está familiarizado com tecnologia e marketing, provavelmente já ouviu falar do termo “KPIs”. E se você trabalhou em uma útil organização de mecanismo de busca chamada Google, provavelmente está mais familiarizado com “OKRs”.

Se você não está familiarizado com nenhum deles, não entre em pânico. O mundo da tecnologia está cheio de jargões e siglas, e pode ser difícil manter tudo organizado.

Em última análise, o propósito comum deles é estabelecer e planejar metas trimestrais e/ou anuais. Saiba tudo sobre o assunto neste artigo!


Afinal, o que é um KPI?

Key Performance Indicators (KPIs) são definidos como métricas de desempenho que avaliam o sucesso de uma organização ou atividade específica. 

Os KPIs podem ser aplicados a projetos, programas, produtos e uma variedade de outras iniciativas. Eles podem medir o sucesso de qualquer coisa, desde metas de vendas até métricas de mídia social.

A origem exata por trás dos KPIs é desconhecida, mas o ato de medir o desempenho remonta ao século III, quando os imperadores da Dinastia Wei (221-265 dC) avaliavam o desempenho dos membros oficiais da família. 

Hoje, os KPIs foram adotados por inúmeras organizações e usados ​​para avaliar e prever o sucesso.

No entanto, um KPI é tão valioso quanto a ação que ele inspira. Muitas vezes, as empresas tentam adotar KPIs usados ​​por outras empresas e usá-los como seus, e então se perguntam por que seus objetivos nunca são alcançados. 

Assim como cada funcionário é diferente, cada organização é diferente. Os KPIs devem ser adaptados aos seus objetivos organizacionais específicos, como você planeja alcançá-los e quem pode agir com base nessas informações.

Vamos dar uma olhada em um exemplo. Digamos que seu KPI de gerenciamento de produto fosse aumentar os leads qualificados de marketing (MQLs) em 30%. Veja como você o define:


KPI para crescimento MQL

  • O quê: Aumentar MQLs em 30% este ano;
  • Motivo: atingir essa meta permitirá que o negócio se torne lucrativo;
  • Como: Contratar pessoal de vendas adicional, melhorar as estratégias de marketing existentes, adotar uma nova ferramenta, criar mais conteúdo, etc.;
  • Quem: VP de Marketing é responsável por essa métrica;
  • Quando: O KPI será revisado trimestralmente.


Afinal, o que é um OKR?

Objetivos e resultados-chave (OKRs) são definidos como uma métrica que descreve os “objetivos” da empresa e da equipe, juntamente com os “resultados-chave” mensuráveis ​​que definem a conquista de cada objetivo. 

Os OKRs representam metas agressivas e definem os passos mensuráveis ​​que você dará para atingir essas metas. 

Eles são normalmente usados ​​para definir metas trimestrais, mas também podem ser usados ​​para planejamento anual. 

A crescente popularidade dos OKRs é atribuída principalmente à Intel e ao Google, que adotaram essa técnica para seu planejamento.

Os OKRs são definidos nos níveis da empresa, da equipe e do indivíduo. Aqui estão alguns exemplos de OKR:


Empresa OKR 1:

  • Objetivo: tornar o aplicativo de produtividade iOS mais baixado nº 1;
  • Principal resultado 1: realizar uma pesquisa para identificar os dez recursos mais solicitados e lançar cinco dos principais recursos mais solicitados até 15 de julho;
  • Resultado-chave 2: conduzir dez testes de usuário para identificar problemas de UX;
  • Resultado-chave 3: mostrar pelo menos 50% de melhoria na satisfação com UX (por meio de pesquisa com o cliente);
  • Resultado-chave 4: ganhar 200 classificações de cinco estrelas até 31 de agosto.


Empresa OKR 2:

  • Objetivo: aumentar o reconhecimento e a consciência da marca;
  • Principal resultado 1: aumentar o engajamento da mídia em 20%;
  • Resultado-chave 2: lançar o programa de indicação de clientes até 15 de julho;
  • Resultado-chave 3: ampliar o alcance e a visibilidade da mídia social para dois novos mercados-alvo;
  • Resultado-chave 4: expandir o programa de liderança de pensamento, colocando artigos de “guest” em quatro sites relacionados ao setor com uma classificação de pelo menos 30.000 acessos.


Equipe de Marketing OKR:

  • Objetivo: aumentar o engajamento nas mídias sociais em 35%;
  • Resultado-chave 1: pesquisar e identificar os três sites de mídia social mais populares entre dois novos públicos-alvo e desenvolver uma estratégia de engajamento até 15 de julho;
  • Resultado-chave 2: participar de seis chats no Twitter envolvendo líderes do setor;
  • Resultado-chave 3: responder a novos comentários do Facebook em até três horas;
  • Resultado Chave 4: aumentar o número de seguidores no Facebook e Twitter em 20%.


OKR individuais:

  • Objetivo: aumentar o número de conexões de mídia social em 25%;
  • Resultado-chave 1: aumentar a frequência de postagem no Instagram para 2 vezes ao dia e no Facebook para 3 vezes ao dia;
  • Resultado-chave 2: estabelecer uma presença na mídia social em duas novas plataformas – LinkedIn e TikTok;
  • Resultado-chave 3: junte-se a cinco grupos do LinkedIn com pelo menos 2.500 membros cada e deixe comentários sobre as dez discussões mais populares em cada grupo;
  • Resultado-chave 4: ganhar 15 seguidores no LinkedIn postando três respostas e uma pergunta toda semana.


Qual a diferença entre KPIs e OKRs

Uma das principais diferenças entre OKRs e KPIs é a intenção por trás da definição de metas. 

As metas de KPI normalmente podem ser obtidas e representam a saída de um processo ou projeto já em vigor, enquanto as metas de OKR são um pouco mais agressivas e ambiciosas.

No entanto, embora as metas de OKR devam ser ousadas, elas não devem ser inalcançáveis. A ideia por trás dessa estratégia é que, ao criar OKRs agressivos, você pode levar sua equipe (e você mesmo) a ter um desempenho muito melhor.


Qual é o melhor?

Neste ponto, você provavelmente está se perguntando: “Qual é o melhor entre OKR e KPI?” e você não seria o único. Ao avaliar se deve usar OKRs ou KPIs, depende de você e do que você deseja medir.

Por exemplo, se você deseja dimensionar ou melhorar um plano ou projeto que já foi feito antes, os KPIs podem ser a melhor opção. 

Eles são diretos e permitem que você adicione um sistema de medição aos seus projetos e processos em andamento.

No entanto, se você tem uma visão mais ampla ou deseja mudar sua direção geral, os OKRs podem ser a melhor escolha. 

Eles têm uma profundidade maior que permitirá que você amplie ainda mais seus objetivos e seja um pouco mais criativo sobre como planeja alcançá-los.


Importância de medir o desempenho

Independentemente da técnica que você escolher, o resultado final é: a única maneira de melhorar é medir e revisar o desempenho. 

Se você não tiver tempo para definir objetivos, ou se os definir, mas não revisá-los no final do ano ou do trimestre, perderá uma excelente oportunidade de aprender e melhorar.

Lembre-se, você pode realmente aprender com falhas e sucessos, portanto, implemente métricas de desempenho como prioridade máxima. Você pode se surpreender com a rapidez com que você e sua equipe os alcançam.


Como a Yevo pode ajudar você a definir metas de negócios

O software de gerenciamento da Yevo foi projetado para ajudar as organizações a atingir e superar seus objetivos. 

Você pode visualizar marcos com calendários e gráficos, acompanhar o progresso com painéis personalizados e compartilhar resultados com nossos relatórios precisos. 

Além disso, nossa ferramenta facilita o alinhamento do trabalho de sua equipe ou de cada colaborador de forma individual com os objetivos gerais da empresa. 

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