Yevo

PDI: o que é o plano de desenvolvimento de habilidades individuais?

plano de desenvolvimento individual

O plano de desenvolvimento individual (PDI) permite estabelecer as necessidades individuais de cada colaborador por meio de uma reunião de avaliação de desempenho. Contudo, o plano também leva em consideração os interesses do funcionário para mantê-lo engajado.

Para que a implementação do plano de desenvolvimento individual (PDI) seja eficaz, o trabalhador deve estar envolvido, enquanto o empregador deve fornecer-lhe todas as ferramentas necessárias.

O plano de desenvolvimento individual (PDI) é muito útil para preencher a lacuna entre o nível atual do funcionário e o nível definido (por exemplo, exigido para uma promoção).


Quais são as etapas para implementar o PDI?

Para configurar um plano de desenvolvimento individual (PDI), você deve:

  1. Identificar as necessidades de desenvolvimento de habilidades de negócios;
  2. Oferecer ferramentas adaptadas a cada necessidade;
  3. Fazer o orçamento do plano;
  4. Priorizar as ações de treinamento;
  5. Aplicar e monitorar o plano de desenvolvimento individual (PDI);
  6. Fazer um balanço.


1. Identifique as necessidades do PDI de negócios

Para montar um plano de desenvolvimento individual (PDI), a empresa deve começar por identificar as necessidades de formação.

Trata-se de identificar as competências (técnicas, relacionais, gerenciais, etc.) a serem adquiridas ou aprimoradas entre os colaboradores. 

Essas necessidades são baseadas nos objetivos a serem alcançados, nos possíveis problemas a serem resolvidos, bem como nas mudanças futuras que requerem treinamento.

Existem muitas fontes de necessidades de treinamento. Eles incluem tanto o tecnológico, regulamentar, prático e muito mais. Aqueles que geralmente podem levar a ações de treinamento incluem:

  • Problemas e avarias comuns;
  • Projetos de mudança ou investimento;
  • A evolução dos ofícios ou profissões;
  • E mudanças culturais.


PDI e suas soluções

Quando se trata de montar um plano de desenvolvimento individual (PDI), identificar as necessidades é essencial para:

  • Ter uma visão global da situação e desenvolver um plano coerente;
  • Garantir que os problemas de desempenho relacionados ao treinamento insuficiente sejam claramente identificados;
  • Investir no desenvolvimento de habilidades que realmente precisam ser aprimoradas;
  • Estabelecer um clima propício ao aprendizado e à melhoria contínua dentro da empresa.

O gestor de treinamento deve identificar necessidades individuais (relativas a cada cargo) e necessidades coletivas (relativas a um grupo de pessoas).

Logo, uma análise objetiva envolve levar em conta os pontos fortes e fracos da empresa. Este primeiro passo na criação de um plano de desenvolvimento individual (PDI), ou seja, ele tem uma dimensão estratégica. 

Portanto, você precisa analisar o nível de habilidade que sua empresa possui atualmente e pensar no desenvolvimento futuro.


Ferramentas para identificar necessidades de PDI

Para ganhar eficiência no processo, o questionário é uma solução muito prática para pesquisar diretamente as pessoas envolvidas. 

A entrevista de emprego também pode ser muito eficaz para determinar qual treinamento os funcionários precisam.

Com isso, as conversas informais são outra maneira de descobrir as habilidades necessárias aos colaboradores. Simples e sem custos elevados, esta ferramenta requer apenas boa observação e escuta ativa. 

Desse modo, simplesmente dê ao funcionário a oportunidade de comentar sobre um determinado tópico, sem retaliação. Também é essencial classificar as necessidades em ordem de prioridade. 

Em suma, isso permite pôr em prática um plano de desenvolvimento individual (PDI) que corresponda às necessidades individuais de cada colaborador, estando orientado para os objetivos organizacionais.


2. Propor ferramentas PDI adaptadas para cada necessidade

O desenvolvimento das competências dos colaboradores pode ser realizado por intermédio de várias atividades: numa sala de ensino tradicional ou por vários outros meios. 

O ideal é apresentar aos funcionários todas as soluções disponíveis para ajudá-los a atender a necessidade identificada.

As ferramentas para desenvolver as habilidades dos colaboradores incluem:

Formação: muitas vezes, o desenvolvimento de competências e a formação profissional andam de mãos dadas. Na ausência de treinamentos presenciais ou online, o colaborador pode desenvolver suas habilidades com auxílio de leituras e por meio de jogos ou simulações.

Coaching: o colaborador pode ser acompanhado por um coach que o ajuda a desenvolver competências relacionadas com competências interpessoais e know-how.

Mentoring: o mentor é uma espécie de guia que transfere sua experiência e conhecimento para o funcionário dentro da empresa.

Co-desenvolvimento: esta é a abordagem de grupo em que cada membro pode compartilhar questões profissionais para melhorar individualmente sua prática.

O estudo de caso: esta ferramenta desenvolve as competências dos colaboradores e promove a compreensão de noções teóricas. Nela há a oportunidade de aplicar conceitos-chave por meio de casos concretos, geralmente, retirados da vida real.

Cenários: exigem que os participantes desempenhem um papel, imaginando diferentes cenários, permitindo que eles se coloquem o mais próximo possível da realidade.

Rotação de cargos: ter um funcionário trabalhando em diferentes cargos promove a mobilidade e cria versatilidade dentro da equipe.

Quando os colaboradores conhecem bem o seu papel, é mais fácil para eles contribuírem para a definição e implementação do plano de desenvolvimento de competências da empresa.


3. Avaliar para implementar PDI no orçamento

Para implementar adequadamente um plano de desenvolvimento individual (PDI) é essencial abordar a questão do custo e do possível suporte. Este aspecto desempenha um papel importante na arbitragem.

Você deve traduzir a necessidade de habilidade identificada em conteúdo pedagógico, com a maior precisão possível. 

Ao orçar o plano de desenvolvimento individual, considere também estimar:

  • Custos adicionais (viagens, refeições, alojamento, etc.)
  • Remuneração dos funcionários em treinamento.

Se você coletar todos os requisitos conscientemente, a primeira estimativa de custo poderá exceder o orçamento para implementar um plano de desenvolvimento individual (PDI) do colaborador.


4. Aplicar e monitorar o plano de desenvolvimento de habilidades

A implementação de um plano de desenvolvimento individual (PDI) envolve uma boa comunicação sobre:

  • O lançamento do processo de inscrição na formação;
  • Projeto de planejamento;
  • E envio de convites, entre outros.

Você deve, não apenas garantir o acompanhamento logístico e administrativo do projeto, mas também aplicar as ações necessárias para facilitar o engajamento dos colaboradores. 

Isso envolve dar a eles todas as chaves de que precisam para acessar o treinamento e melhorar suas habilidades.

Sobretudo, você terá que fazer ajustes ao longo do tempo para se adaptar a possíveis mudanças, como a chegada de um novo funcionário ou o surgimento de novas prioridades.

Tenha em mente que implementar um plano de desenvolvimento individual (PDI) não é um processo rígido, mas deve ser feito por uma empresa especializada em gestão de RH para se obter o resultado esperado. 

Para apoiar seus funcionários, você também deve:

  • Organizar reuniões de acompanhamento;
  • Atribuir mandatos ou projetos especiais que promovam a aplicação de novas habilidades;
  • Planejar períodos dedicados a atividades de integração de habilidades, individualmente ou em grupo;
  • Conceder tempo durante o horário de trabalho ou ajustar horários para permitir que os funcionários participem de treinamentos externos.


5. Faça um balanço das ações do PDI

Depois de colocar em prática um plano de desenvolvimento individual (PDI), é essencial garantir que o investimento realizado teve um impacto positivo. Você precisa verificar se:

  • Novas habilidades foram adquiridas;
  • Funcionários treinados melhoraram o desempenho;
  • Os produtos ou serviços melhoraram em qualidade;
  • As viagens planejadas estão indo bem.

A avaliação deve ser realizada ao longo de todo o processo para analisar se os objetivos definidos pela escolha de determinados cursos de formação foram alcançados. Isso também permite ajustar o dispositivo caso os resultados obtidos não sejam ideais.

Para avaliar o impacto do plano de requalificação, você pode:

  • Solicitar feedback aos funcionários sobre a atividade de treinamento;
  • Avaliar ou observar o funcionário antes e depois da atividade;
  • Acompanhar indicadores de desempenho relacionados à produtividade, qualidade, atendimento, etc.


Como configurar um PDI? | Yevo

Ter um plano de desenvolvimento individual (PDI) implementado é benéfico. É uma boa maneira de:

  • Assegurar a adaptação e empregabilidade dos colaboradores;
  • Desenvolver uma vantagem competitiva;
  • Melhorar a retenção de funcionários;
  • Motivar os funcionários;
  • Planejar as necessidades de recrutamento.

Não se esqueça de fazer um acompanhamento para garantir que as habilidades aprendidas sejam bem utilizadas no local de trabalho.

Os dados relacionados às atividades de desenvolvimento de habilidades dos funcionários devem ser progressivamente registrados. Portanto, após compreender a funcionalidade do PDI e o impacto positivo que ele gera em sua empresa, não hesite em contatar a Yevo para saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à Gestão de RH.

A Yevo é uma empresa especializada no assunto e você pode contar com a nossa equipe para tirar dúvidas e fazer o seu orçamento!

Gostou do artigo? Compartilhe

Receba nossa
NEWSLETTER

Iniciar Chat
Fale Conosco
Olá, podemos ajudar?