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Guia de gerenciamento de desempenho de 2023: definição, tipos e exemplos

gestão de desempenho

A gestão de desempenho é um dos processos mais importantes que uma empresa pode implementar, mas apenas uma pequena porcentagem dos CEOs acha que o sistema de avaliação de desempenho de sua organização é benéfico. 

Por isso, é essencial desenvolver maneiras eficazes de gerenciar talentos e fornecer aos funcionários o feedback de que precisam para realizar seu trabalho com eficiência, independentemente do setor em que você atua ou de quantas pessoas é responsável por gerenciar.

Na verdade, um ótimo sistema de gerenciamento de desempenho pode ajudá-lo a manter seus funcionários engajados enquanto atinge importantes metas organizacionais. O futuro do gerenciamento de desempenho é hoje e você não vai querer perder.


Afinal, o que é gestão de desempenho?

A gestão de desempenho é um processo de trabalho que permite aos gestores e líderes da empresa manterem-se atualizados sobre o desempenho de seus colaboradores.

Por meio do gerenciamento de desempenho, as organizações podem rastrear e avaliar melhor a produtividade de cada funcionário em suas tarefas e metas individuais.

Logo, o gerenciamento de desempenho contínuo ajuda você a criar um ambiente onde todos os colaboradores possam fazer seu melhor trabalho e se sentirem capacitados para assumir o controle de seu próprio desenvolvimento profissional, aumentando assim o seu engajamento com a companhia.. 


O que compõe um bom programa de gestão de desempenho?

Um programa bem-sucedido se concentra mais no desenvolvimento dos funcionários, fornecendo as devidas orientações e ferramentas de gestão de desempenho para ajudá-los a aprender mais sobre seu potencial e como podem continuar melhorando em suas funções. 

Priorize o desenvolvimento de uma base para feedback construtivo para ajudar no crescimento de seus funcionários. 

Contudo, considere o uso de uma solução de software ágil para estimular uma cultura de feedback e melhoria contínua do desempenho.

Essa solução exclusiva pode aumentar a eficácia de sua estratégia de feedback, gestão de metas e OKRs, PDIs, com recursos úteis, como:


Check-ins

Desenvolva a confiança entre a liderança e os funcionários, conduzindo uma comunicação mais frequente e permitindo que os funcionários criem itens de agenda, forneçam atualizações de progresso e esboçam pontos de discussão.


Feedback colaborativo em tempo real

Aprenda e cresça no momento em que os colaboradores de todos os níveis da empresa podem dar ou receber feedback de colegas de trabalho e gerentes a qualquer momento, e não apenas no final do ano. 


Prioridades

Conecte os objetivos estratégicos dos funcionários aos valores da empresa, ajudando-os a criar e gerenciar suas metas de curto prazo durante os check-ins.


Avaliações formais

Use avaliações como revisões anuais ou semestrais para complementar os check-ins e ajudar a medir o desempenho dos funcionários como um todo. 

Elas, de modos formais, também são úteis no final de um projeto ou trimestre de negócios e alavancam os planos de melhoria de desempenho para ajudar os colaboradores a terem sucesso.


Integração

Reconheça os profissionais de alto desempenho e promova o aprendizado e o desenvolvimento integrando sua estratégia de desempenho com os recursos de reconhecimento social.


Por que a gestão de desempenho é importante?

Sistemas eficazes de gerenciamento de desempenho ajudam a promover um relacionamento mutuamente benéfico entre os funcionários e as pessoas que os lideram. 

O feedback contínuo pode aumentar a confiança em uma empresa e ajudar todos a se sentirem devidamente apoiados. 

Por isso, ter um sistema para gerenciar e desenvolver o desempenho, seja por ciclo de negócios ou ano, pode ajudar com: 


Manter os funcionários engajados

Ter mecanismos adequados de gerenciamento de desempenho ajuda os colaboradores a se envolverem mais em seu trabalho porque estão cientes do que se espera deles e podem tomar as medidas necessárias para garantir que estejam no caminho certo.


Retenção de talentos

A gestão de desempenho também facilita a atração e retenção de talentos, pois os funcionários que se sentem capacitados pela organização para a qual trabalham têm maior probabilidade de investir em uma carreira de longo prazo dentro dessa instituição. 


Desenvolvendo líderes 

Você pode usar seu programa de gerenciamento de desempenho para avaliar uma variedade de indicadores-chave de desempenho, ou KPIs e OKRs, para medir a evolução do funcionário durante um determinado período de tempo e identificar líderes em potencial dentro da organização. Essa mobilidade interna pode evitar que você tenha que investir em mais recursos de recrutamento.  


Identificação de oportunidades de treinamento e desenvolvimento

Por meio da gestão de desempenho, é possível avaliar com mais facilidade as competências e habilidades que os colaboradores precisam desenvolver. 

Você pode criar oportunidades de treinamento profissional para ajudá-los a se desenvolverem. Todo colaborador se sente parte essencial do negócio quando enxerga que as companhias estão dispostas a investir e aprimorar seus conhecimentos.   


Como construir um sistema eficaz de gerenciamento de desempenho do funcionário

Tradicionalmente, revisões anuais e avaliações de atividades têm sido as formas mais comuns de gerenciamento de desempenho. Embora ainda existam alguns benefícios para esses dois métodos, não há como negar que eles têm suas limitações.

Existem muitas maneiras inovadoras de fazer com que os funcionários desempenhem seu máximo potencial. Com um ambiente de negócios cada vez mais ágil, há muitos benefícios em tornar seu sistema de gerenciamento de desempenho ágil também. 

Faça a si mesmo estas perguntas:

  • Os gerentes têm as ferramentas para lidar com o processo de gerenciamento de desempenho?
  • Você oferece gerenciamento de desempenho contínuo?
  • Quais aspectos da gestão de desempenho poderiam oferecer o maior benefício aos funcionários?
  • Você tem uma cultura de comunicação aberta, contínua e eficaz?
  • O que você pode fazer para ajudar os funcionários a se sentirem mais à vontade para buscar feedbacks?


As melhores práticas para um sistema de gestão de desempenho contínuo

Considere as seguintes práticas recomendadas para implementar um sistema de gerenciamento de desempenho do colaborador:


Identifique os objetivos em sua estratégia de gerenciamento de desempenho

Considere os objetivos que você deseja que sua estratégia alcance. Use a estrutura SMART (S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal) para desenvolver metas que você pode acompanhar e medir facilmente. Lembre-se de que essas metas provavelmente mudarão ao longo do ano.


Combine metas com um plano de desempenho

Os planos de desempenho são documentos formais que descrevem suas metas para os funcionários. 

Eles fornecem aos colaboradores orientações e acompanhamentos que os auxiliam a atingir suas metas e para que tenham a oportunidade de alcançar sucesso em suas funções. É sempre bom quando os funcionários recebem clareza sobre seus deveres e como eles se alinham com a missão do empregador.


Ofereça feedback acionável

Certifique-se de que o feedback que você fornece aos funcionários é útil. O feedback acionável permite que os funcionários tomem medidas reais. 

Isso significa que é consistente e preciso e torna mais fácil para os funcionários produzir resultados que podem beneficiar a empresa no futuro.


Treine a gestão em feedback eficaz

Desenvolva algumas perguntas de treinamento para os gerentes usarem para motivar seus funcionários. 

As melhores estratégias de gerenciamento de desempenho exigem que os gerentes estejam presentes, alertas e em sintonia com seus funcionários. 

Eles reconhecem a importância de capacitar e treinar seus colaboradores, em vez de micro gerenciá-los à distância. 


Aproveite o feedback de várias fontes

Considere a implementação de um sistema em que o feedback possa vir de qualquer lugar da empresa. Isso pode dar aos funcionários – e seus gerentes – insights adicionais sobre seu desempenho, aumentando a responsabilidade. 


Elementos-chave que seu sistema deve incluir

Para que um sistema de gerenciamento de desempenho seja bem-sucedido, ele precisa ter mais do que apenas um espaço para inserir anotações de reuniões. Uma boa ferramenta de desenvolvimento de desempenho suporta:

  • Definição de metas
  • Autoavaliações
  • Pedidos e devolutivas de feedback
  • Reconhecimento dos funcionários
  • Relatórios no aplicativo com base em metas e métricas claras para o sucesso


Ferramenta de desempenho em Gestão de Pessoas | Yevo

Como você pôde conferir, a ferramenta de desempenho em gestão de pessoas é um mecanismo utilizado para medir e avaliar a performance e engajamento dos funcionários de uma empresa. 

Ela é essencial para o sucesso de qualquer organização, pois permite identificar pontos fortes e pontos de melhoria dos colaboradores, além de ajudar a planejar estratégias de desenvolvimento contínuo.

Uma das principais vantagens da ferramenta de desempenho é a possibilidade de estabelecer metas claras e mensuráveis para os funcionários, o que ajuda a aumentar a motivação e a produtividade da equipe. 

Além disso, ela permite aos gerentes identificar rapidamente quais funcionários estão tendo dificuldades e fornecer feedback e suporte para que eles possam melhorar seu desempenho.

Por isso, aumente a performance de sua equipe com a ferramenta de gestão de pessoas Yevo hoje mesmo!

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