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8 vantagens da avaliação 360 graus na gestão de desempenho

avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus atua como um catalisador para o desenvolvimento, ajudando os participantes a identificar seus pontos fortes e oportunidades de melhoria.

É um ponto de partida eficaz para a maioria dos programas de desenvolvimento de liderança e processos de coaching.

No entanto, quando as avaliações 360 graus são consideradas em uma organização, geralmente há alguma resistência.

Vamos descrever as razões comuns para a utilização desse tipo de avaliação e listar os inúmeros benefícios para o indivíduo, equipe e organização. Acompanhe!


Por que a Avaliação 360 Graus é importante?

A maioria dos líderes vive em um vácuo de feedback. Conforme avançam em uma organização, menos pessoas se sentem confortáveis em dizer ao líder o que ele está fazendo bem, quanto mais fornecer uma avaliação completa de seu desempenho.

Alguns líderes não apreciam críticas e veem as avaliações 360 graus como uma forma de seus colegas minarem sua autoridade.

Outros acreditam que são bastante autoconscientes, estão abertos ao processo de feedback e não veem razão para formalizar esse processo. Já ouvimos tudo: “Por que eu preciso de feedback?

Não posso simplesmente perguntar aos outros em vez de fazer uma avaliação?” ou “Eu tenho uma política de portas abertas; eu já sei tudo o que preciso saber” ou até mesmo “Estou indo muito bem sem precisar saber!”

A avaliação 360 graus cria uma forma confidencial e abrangente de fornecer informações importantes e diferentes perspectivas aos líderes, informações que provavelmente eles nunca receberiam de outra maneira.

E isso vai além dos benefícios individuais do desenvolvimento pessoal. A dinâmica da equipe melhora, os relacionamentos entre colegas se fortalecem e a organização é capaz de reforçar uma experiência consistente de gestão para os colaboradores.

No entanto, convencer os gestores sobre esses benefícios pode ser difícil. Vamos descrever o processo ideal antes de destacar os benefícios do feedback 360 graus.


O que é uma Avaliação 360 Graus?

Uma pesquisa de avaliação 360 graus normalmente inclui uma lista de afirmações de comportamento (perguntas) organizadas em áreas de competência.

O gestor do colaborador, seus subordinados diretos e colegas respondem às perguntas com base em sua experiência de trabalho com a pessoa avaliada.

As pontuações são calculadas por grupo para proteger a confidencialidade dos participantes e fornecer um feedback anônimo entre os avaliadores.

Apenas as pontuações do indivíduo avaliado e do gestor são mostradas individualmente. O relatório mostra claramente as pontuações altas e baixas e as diferenças de percepção entre os grupos em relação aos comportamentos que podem ser melhorados.

Quando feita corretamente, existem oito benefícios claros da avaliação 360 graus:


1.   Aumenta a Autoconsciência

O Realismo Ingênuo, um conceito filosófico, explica que acreditamos ver o mundo diretamente, como ele realmente é, e pensamos que todos veem as mesmas coisas que nós.

A avaliação 360 graus expõe as percepções dos outros sobre nosso comportamento. Felizmente, a maioria das informações provenientes de múltiplos avaliadores está de acordo com nossas expectativas, e não há muitas surpresas no relatório.

Às vezes, ocorrem pontuações um pouco mais baixas de um grupo de avaliadores (por exemplo, colegas) em um comportamento que consideramos um ponto forte. Isso nos leva a refletir sobre se estamos agindo consistentemente com esse grupo.

Mesmo que discordemos da pontuação, é benéfico saber como somos percebidos. Também podem surgir surpresas positivas com várias pontuações altas no relatório, mostrando como os outros reconhecem nossa contribuição como líderes.

2.   Esclarece Comportamentos

Uma avaliação 360 graus pode abranger de 50 a 75 comportamentos, fornecendo informações específicas sobre a forma como a pessoa avaliada interage com os outros.

Muitas vezes, os participantes são expostos a comportamentos e interações que não haviam considerado anteriormente, como “Inspirar nos outros um senso de propósito para o trabalho que realizamos”.

Esse nível de detalhe amplia as oportunidades de crescimento ao tomar decisões. Também é possível identificar padrões no feedback recebido.

Por exemplo, uma pessoa pode obter pontuações altas em orientação para resultados, planejamento e organização, mas apresentar tendência a querer controlar tudo.

A quantidade de informações contida em um relatório de avaliação 360 graus permite que o participante identifique temas relevantes nos resultados.

3.   Mede o “Como”

Os líderes são, em última instância, responsáveis por alcançar resultados e os métodos usados para obter sucesso muitas vezes são negligenciados por seus superiores.

A avaliação 360 graus mede como você interage com os outros, o que, por sua vez, impulsiona o sucesso.

Ao analisar os resultados da avaliação 360 graus com os participantes, muitas vezes pergunto a eles quais competências serão mais importantes para enfrentar os desafios que enfrentarão no próximo ano.

Muitas vezes, os participantes descobrem por meio desse processo de revisão que temas como colaboração, pensar de forma mais estratégica ou desenvolver seus subordinados diretos são fundamentais para seu sucesso futuro.

Dedicar mais atenção a essas competências ajudará a obter melhores resultados. Por outro lado, dar demasiado ênfase aos resultados e negligenciar os relacionamentos e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal levará ao esgotamento e à rotatividade da equipe.

4.   Promove o Diálogo

Na avaliação 360 graus, é comum que as pessoas identifiquem três ou quatro áreas que necessitam de esclarecimentos adicionais em seus relatórios.

Por exemplo, alguém pode querer entender por que seu gestor deu uma pontuação baixa em delegação, enquanto seus subordinados diretos o avaliaram com uma pontuação alta.

É recomendado que o participante discuta essas questões com seu gestor, a fim de revisar os resultados e alinhar as expectativas.

Esse tipo de diálogo é estimulado pela avaliação 360 graus. Também é valioso conversar com um colega ou subordinado direto de confiança para obter mais informações. Ressaltamos que a avaliação 360 graus é apenas o começo para se tornar um funcionário ou líder melhor.

As conversas de acompanhamento muitas vezes proporcionam mais insights do que o próprio relatório.

Essa abordagem “quebra o gelo” em ambientes com pouca cultura de feedback e estabelece uma cultura em que as conversas abertas sobre desempenho são valorizadas e incentivadas.

5.   Melhora os Relacionamentos de Trabalho

A reciprocidade é um comportamento essencial em relacionamentos, pois envolve uma troca mutuamente benéfica.

No entanto, o feedback de desempenho muitas vezes é unilateral (como em uma relação supervisor/subordinado) ou totalmente ausente (os colegas não sentem que é sua responsabilidade dar um retorno).

A avaliação 360 graus tem como objetivo mostrar como você interage com os outros e destacar áreas que impactam os relacionamentos. Você se comunica de forma clara com os outros? Está aberto a feedback construtivo?

Trata as pessoas com justiça, dignidade e respeito? Por exemplo, você pode perceber a necessidade de fortalecer os relacionamentos com seus colegas de trabalho enquanto lidera uma mudança interfuncional este ano.

6.   Estimula o Desenvolvimento Pessoal

O desenvolvimento pessoal é o principal resultado da avaliação 360 graus. Os participantes geralmente criam um plano de desenvolvimento com base no feedback recebido.

Líderes possuem uma dose natural de ambição e motivação, caso contrário, não teriam chegado onde estão.

A maioria deles possui certo nível de autoconsciência em relação aos seus pontos fortes, fraquezas e comportamentos de liderança apropriados.

No entanto, é necessário um feedback honesto e específico para testar suas percepções, identificar pontos fortes que antes passavam despercebidos e descobrir pontos cegos. Mesmo os melhores líderes sempre têm áreas em que podem melhorar.

A avaliação 360 graus auxilia os líderes a aprimorar seus comportamentos e a priorizar áreas de foco. É um processo gradual e intencional de crescimento.

7.   Aumenta a Responsabilidade

O inimigo da responsabilidade é a ambiguidade. Quanto mais vaga for uma instrução, mais difícil será responsabilizar as pessoas, o que é uma das chaves para promover mudanças positivas em qualquer organização.

Não se pode simplesmente dizer a alguém para “ser um líder melhor” ou “demonstrar os valores da empresa” sem fornecer detalhes do que isso significa.

A pessoa à qual a instrução é direcionada não saberá o que fazer com essa informação. As avaliações 360 graus vão direto aos detalhes específicos.

Elas esclarecem comportamentos, permitindo assim um julgamento legítimo se a pessoa demonstrou ou não o comportamento em questão.

Isso, por sua vez, cria responsabilidade por esses comportamentos. As competências e comportamentos avaliados na pesquisa de avaliação 360 graus tornam-se o padrão a ser seguido pelos líderes.

Eles também criam uma expectativa consistente em toda a organização sobre o que é uma boa liderança e reforçam a cultura da organização.

8.   Melhora o Desempenho

A avaliação 360 graus é uma ferramenta poderosa para o aprimoramento do desempenho dos colaboradores em uma organização. Ela traz diversos benefícios, sendo talvez o mais importante deles.

No entanto, é fundamental que os participantes recebam o apoio adequado e sejam responsabilizados por suas metas de mudança.

Realizar uma pesquisa de feedback 360 graus sem ter um plano claro de como utilizar os resultados não faz sentido.

Os gestores devem conduzir acompanhamentos trimestrais com os participantes para discutir seu desenvolvimento e fornecer feedback contínuo.

Além disso, é recomendado realizar avaliações 360 graus adicionais após 12 meses para medir o crescimento e incentivar os participantes a manterem seus planos de desenvolvimento.

A avaliação 360 graus traz benefícios tanto para você quanto para seus colaboradores. Essa lista descreve muitos dos benefícios pessoais associados ao feedback 360 graus. Implementar essa ferramenta é uma excelente maneira de acelerar seu desenvolvimento pessoal ou o de seus colaboradores.

Por meio de feedback honesto e críticas construtivas, a avaliação 360 graus fornecerá informações valiosas que não seriam obtidas de outra forma.


Soluções em gestão de desempenho | YEVO

A avaliação 360 graus é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento dos colaboradores e a gestão eficiente do desempenho. Contudo, sua implementação pode ser um desafio. É nesse contexto que a YEVO, referência nacional em gestão de pessoas, oferece soluções inovadoras para otimizar esse processo.

A plataforma intuitiva e personalizável da YEVO facilita a definição de critérios, execução de avaliações, análise de competências, desenvolvimento de estratégias individuais e criação de relatórios.

Além disso, garante segurança dos dados e uma visão completa do desempenho dos colaboradores.

Logo, contamos com uma equipe de especialistas para auxiliar no planejamento e implementação da avaliação 360 graus.

Assim, a YEVO substitui processos manuais complexos, acelerando e otimizando a gestão de desempenho. Saiba mais entrando em contato conosco agora mesmo!

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