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Competências Essenciais dos Funcionários: como identificá-las?

Competências Essenciais dos Funcionários: como identificá-las?

Esforçar-se para ser melhor hoje do que ontem é, sem dúvida, o melhor caminho para o sucesso e, o mesmo se aplica às organizações.

As empresas prósperas estão constantemente tentando melhorar seus produtos, serviços, reputação, marca empregadora, operações etc. Mas, as mais bem-sucedidas, buscam continuamente melhorar a si mesmas por dentro.

Se você é Gestor de uma dessas empresas (e mesmo que não seja), tenho certeza de que já se deparou com o termo “competências essenciais do funcionário” algumas vezes e pode se perguntar o que significa. 

Por isso, reunimos muitas informações importantes sobre o assunto para sanar as suas dúvidas. Suas perguntas e os fatos que você precisa saber sobre as principais aptidões dos colaboradores estão bem aqui! Acompanhe o artigo!


O que exatamente são as Competências Essenciais do Funcionário?

“Competências”, “competências essenciais”, “competências específicas do trabalho” e outros termos muito semelhantes podem ser vistos por toda parte.

As competências essenciais do funcionário são um conjunto de conhecimentos, habilidades e capacidades que um colaborador precisa para ter sucesso em uma organização. É a pedra angular do desenvolvimento, desempenho e sucesso geral dele dentro da empresa.


Por que nos preocupamos com as Competências Essenciais do Funcionário?

Existem muitas razões pelas quais precisamos nos preocupar com as competências essenciais dos funcionários (além das óbvias, é claro!).

Mesmo que pareça um pouco estranho, as capacidades básicas dos colaboradores não têm nada a ver com as competências para uma posição real. 

Na verdade, em um mundo ideal, uma organização teria identificado as principais habilidades deles com bastante facilidade e, todos, dentro dessa empresa, as possuiriam naturalmente. 

Se essa premissa for alcançada, todos os funcionários, sejam eles executivos seniores ou  iniciantes, terão os mesmos atributos “essenciais” em competências.

Tomemos como exemplo uma seguradora. 

Seja você é o vice-presidente ou o representante de atendimento ao cliente, você precisa ter uma compreensão básica do setor de seguros, dos serviços que sua empresa oferece e de como tudo funciona. 

Você também precisará de algumas habilidades básicas de informática e comunicação, bem como a mesma orientação que a cultura da sua empresa (por exemplo, orientação a serviços, adaptabilidade etc).

Essas são as principais competências dos funcionários; uma base sobre a qual você construirá o sucesso deles e de sua empresa. E esse é motivo suficiente para se importar com as habilidades principais de seus colaboradores hoje mesmo!


Como identificar as principais competências?

Infelizmente, não há uma solução rápida para identificar as competências básicas dos funcionários em sua organização. 

Assim como em tudo nos negócios, se você quiser que seja bem feito, precisará investir tempo e esforço nisso. 

Você realmente terá que cavar fundo para determinar o que seus colaboradores precisam possuir para tornar sua empresa próspera – e esse, de fato, é um grande papel para qualquer um assumir.

Felizmente, não é algo que você deva enfrentar sozinho. Afinal, se você for uma organização grande, terá muita análise pela frente e, se for uma organização pequena, provavelmente, não terá recursos para assumir esse projeto em tempo integral. 

Então, o que você faz quando precisa fazer algo que simplesmente não tem condições de executar? Terceiriza.

Existem empresas que se dedicam a identificar as competências essenciais dos indivíduos e algumas são muito boas nisso, na Gestão de Pessoas.

Mas, se você se deparar com alguém que lhe diga que fará tudo por conta própria, você deve correr na outra direção, mais que depressa. 

Não há ninguém por aí que conheça sua organização mais do que você (alguém que esteja realmente associado a ela); portanto, se uma empresa afirma que cuidará de tudo por conta própria, é melhor economizar seu dinheiro.

Afinal, as competências essenciais dos funcionários não dizem respeito apenas ao seu setor, mas também à sua missão, valores e cultura da empresa. Como alguém que não trabalha lá poderia identificar competências essenciais de forma eficaz?

Por essa razão, que as melhores empresas especializadas em Gestão de Pessoas, como a Yevo, trabalham em conjunto com seus clientes para, assim, obter resultados reais com o processo de impulsionar ainda mais as habilidades dos colaboradores.


As Competências Essenciais do Funcionário podem ser desenvolvidas?

A resposta a esta pergunta é sim e não. Na verdade, depende apenas da competência específica. Por exemplo, se estamos falando de conhecimento básico da indústria de seguros, então, é algo que definitivamente pode ser desenvolvido. 

Se for conhecimentos de informática; absolutamente. Mas, você pode realmente fazer uma pessoa tradicional, seguindo as regras, tornar-se adaptável? 

Você pode treinar alguém para se tornar mais sensível? Que tal ensinar uma pessoa falante a se tornar um ouvinte? Sim? Não? Pode ser?

Desenvolver competências é um assunto delicado, principalmente, porque a maioria delas está relacionada a valores e personalidade – o que faz de você quem você é. 

Claro, você pode aprender a se tornar um ouvinte melhor, tentar ser mais adaptável em certas situações ou se esforçar um pouco para ser sensível e empático, mas é realmente quem você é? Você é capaz de agir assim em todas as situações que encontra, todas as vezes?

Logo, imagine ter que ir contra suas tendências naturais a cada passo; será como nadar contra a corrente o dia todo, todos os dias. E mesmo que uma pessoa seja capaz de ter sucesso no início, seu tanque vai acabar e você vai se queimar.

Essa, então, é a razão pela qual também há um processo de recrutamento ideal, análises de perfis, acompanhamento dos colaboradores em tempo real, e tudo isso serve para que você encaixe-os de forma correta sem forçar as habilidades inexistentes, mas colocando foco e energia no que realmente irá funcionar.

O sucesso organizacional é uma jornada sem fim. Só porque você é bem-sucedido hoje não significa que você será amanhã, mas, ter as pessoas certas com as competências básicas certas só trará prosperidade ao seu negócio. Então, o que você está esperando? Apenas lembre-se de que algo tão importante precisa ser bem feito.


Identificando as principais competências | Yevo

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