Motivar funcionários é uma tarefa difícil para muitos líderes. Alguns não sabem por onde começar ou descartam funcionários desmotivados como uma causa perdida.
As estratégias para aumentar a motivação são importantes. A ambição e a determinação dos funcionários são as forças motrizes por trás do sucesso dos negócios.
Entender o clima da empresa é essencial. Isso gera engajamento e motiva os colaboradores de forma ampla e prática.
Porém, os líderes que lutam para estimular seus funcionários geralmente não conseguem perceber a ligação entre o engajamento e a motivação dos mesmos. Sem fortes níveis de comprometimento, os colaboradores não têm ânimo para dar o melhor de si.
Quando os funcionários não têm motivação, muitas vezes eles ficam desengajados. E vice-versa — quando os funcionários estão desengajados, provavelmente não estão motivados a dar o seu melhor.
Enfrente seus problemas de motivação avaliando e ajustando a experiência do funcionário para melhorar o engajamento.
Engajamento e Motivação: qual a diferença?
Primeiramente, o envolvimento e a motivação dos funcionários são muito semelhantes, mas não significam a mesma coisa.
O engajamento é um senso de propósito, pertencimento e compromisso com uma organização.
A motivação é a força de vontade e o desejo de agir de acordo com esses sentimentos.
Os colaboradores precisam estar envolvidos para executar o melhor trabalho.
A motivação é essencial para fornecer a energia necessária para realizar o trabalho.
Essa é a fórmula mágica para a retenção de talentos, que é fundamental para trazer bons resultados dentro de uma empresa.
Implemente uma estratégia de engajamento de funcionários que motive sua equipe a ser mais produtiva
A chave para liberar todo o potencial de um funcionário é criar um ambiente de trabalho em que os membros da equipe estejam engajados e motivados.
Os dois conceitos geralmente funcionam lado a lado, mas para obter resultados consistentes, os gestores devem distinguir entre os dois.
Algumas estratégias de gerenciamento e RH abordam ambos simultaneamente, mas para executar essas iniciativas com eficácia, você precisa entender como o engajamento e a motivação funcionam de maneira diferente em sua organização.
O que é o engajamento dos funcionários?
Antes de mais nada, o engajamento dos funcionários caracteriza o relacionamento entre as organizações e seus funcionários.
Logo, as métricas de engajamento medem o comprometimento e a dedicação dos funcionários com a empresa, seus valores e sua missão central.
Criado pela primeira vez no início da década de 1990 pelo professor de comportamento organizacional William Kahn, o engajamento dos funcionários foi adotado por muitas organizações hoje, que o incorporaram às suas iniciativas de RH e à estratégia geral para melhorar os resultados dos negócios.
Portanto, vários fatores de experiência e perspectiva do funcionário são usados para medir o engajamento, incluindo:
Orgulho da organização: os colaboradores que acreditam nos valores da empresa têm maior probabilidade de investir em sua missão central e de atuar como embaixadores da marca.
Liderança: o engajamento começa no topo. Quando os líderes estão presentes e envolvidos nos esforços diários, os funcionários são inspirados a contribuir para o objetivo coletivo.
Estilo de gestão: A forma como gerentes e colaboradores interagem e se relacionam tem um grande impacto no engajamento. Os gestores precisam fornecer à sua equipe suporte e orientação para mantê-los engajados.
Oportunidades de avanço: quando os funcionários conseguem ver um caminho claro para o avanço à sua frente, investir na organização e em si mesmos tornam-se sinônimos.
Autonomia e recursos: o engajamento aumenta quando os colaboradores recebem as ferramentas certas para realizar seu trabalho. Responsabilidades e métricas claramente definidas para o sucesso capacitam os funcionários a trabalhar de forma autônoma, o que promove uma sensação de satisfação em seu trabalho.
Bem-estar: quando as organizações investem na saúde física e mental de seus colaboradores e promovem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, eles têm maior probabilidade de se comprometer com a organização, já que a qualidade de vida aumenta em ambas as esferas.
Cultura da empresa: os funcionários formam conexões mais fortes com a organização como um todo quando se relacionam individualmente com os colegas de trabalho, e o engajamento aumenta quando há um senso genuíno de comunidade em uma organização.
Diversidade: a forte ligação entre diversidade e engajamento dos colaboradores indica que as equipes são mais colaborativas e comprometidas e que os funcionários têm maior probabilidade de se sentirem orgulhosos de uma organização inclusiva.
Quando os funcionários estão engajados, a produtividade aumenta, a rotatividade é reduzida e há ainda menos erros dos mesmos e acidentes no trabalho. Em contraste, quando desengajados podem custar bilhões às economias nacionais todos os anos.
Por que o engajamento e a motivação dos colaboradores são importantes?
A motivação e o envolvimento dos colaboradores são pilares estratégicos para a saúde e o sucesso de sua organização. Na verdade, funcionários engajados têm 70% mais chances de serem produtivos.
Sobretudo, com uma força de trabalho desengajada e desmotivada, a produtividade cai e os resultados dos negócios são menos comuns. Os líderes precisam moldar suas estratégias de motivação em torno do envolvimento dos funcionários para um desempenho ideal.
Aprimorar a cultura organizacional é fundamental para entender o nível de satisfação e manter os colaboradores engajados.
Pesquisas de clima organizacional devem ser realizadas com frequência.
Isso ajuda a entender os cenários e se antecipar a situações que podem gerar estresse e ruídos no ambiente de trabalho.
Como o software de Gestão de Desempenho ajuda a engajar | Yevo
Um software de gestão de desempenho pode fornecer as ferramentas que ajudam você a simplificar suas iniciativas de engajamento. As organizações que utilizam essas plataformas podem praticar melhor as estratégias que motivam sua força de trabalho.
Confira os recursos essenciais de uma ferramenta de gestão de desempenho eficiente:
1. Os one-on-one fornecem um modelo para conversas eficazes entre funcionários e líderes. Uma ótima plataforma permite delinear e registrar pontos-chave para otimizar suas conversas.
2. Os feedbacks com colaboradores são aproveitados para obter informações sobre as percepções de sua força de trabalho. Uma plataforma eficaz fornece uma saída para todos os colaboradores compartilharem seus pensamentos para melhoria organizacional.
3. As ferramentas de análise identificam quem está em risco de rotatividade. Com essas informações valiosas, você pode se concentrar em motivar esses funcionários para evitar sua saída.
4. As ferramentas de feedback dos colaboradores permitem que as vozes deles sejam ouvidas. Por isso, o software é a ferramenta certa para funcionários e gerentes compartilharem suas opiniões para apoiar o crescimento de funcionários, equipes e negócios.
5. Uma plataforma de reconhecimento de funcionários ajuda os mesmos a se sentirem valorizados por suas contribuições. Aproveite uma que eleve seu reconhecimento para toda a organização, para aumentar o alinhamento e motivá-los em suas iniciativas futuras.
6. As metas criam um caminho realista para o sucesso do funcionário, da equipe e do negócio. A ferramenta ideal deve fornecer as principais métricas e cronogramas para identificar e tornar possível um plano de carreira. Quando os colaboradores têm responsabilidade e propriedade sobre seus objetivos, é provável que sejam motivados a realizá-los.
Contudo, entender o clima da empresa continua a ser um passo essencial para qualquer organização que pretenda manter-se eficiente, preocupando-se com o engajamento e motivação dos seus colaboradores.
Por isso, esse clima permite manter um melhor desempenho, promovendo o progresso profissional e pessoal, além de manter a saúde da instituição no âmbito geral.
Agora que você compreende a importância de engajar e motivar seus colaboradores, e sabe o quanto ambos podem influenciar nos resultados de sua empresa, entre em contato agora mesmo com a Yevo, uma empresa especializada em Gestão de Desempenho que ajudará você nessa jornada!